sábado, 20 de fevereiro de 2021

Relato de um show que você queria ter assistido: Rita Lee no Teatro Ruth Escobar, em 1973

 Outro dia o Landoneto Barros, membro do grupo que fundei no Facebook para a Rita, em 2009, e que hoje já conta com quase 9.000 integrantes, causou o maior rebu quando publicou fotos raras e inéditas da lendária apresentação da Rita, com o Tutti Frutti em seus primeiros passos, no Teatro Ruth Escobar, naqueles longínquos 1973, quando ela foi dirigida pelo saudoso Antonio Bivar.

Tive a ideia de pedir-lhe um relato do show, afinal, esse blog nasceu da ideia de compartilhar os shows dela. Ele, gentilmente, aceitou e enviou o texto que segue. Muchas gracias, você é um felizardo por ter assistido a esse espetáculo histórico!

Em  1973  eu  tinha  16  anos , mas  já  conhecia  Led Zeppelin ,  Deep Purple ,  Pink Floyd ,  etc .  e  estava  ansioso para  ir  em  um show  de  rock , pois  até  então  só  discos  de  vinil  e  as  fotos  dominavam  a  minha  imaginação . . .  



A  oportunidade  apareceu  quando  dois  amigos  me  convidaram   para  ir  ver  a  estréia  da  banda  Tutti Frutti  no  teatro  Ruth  Escobar  em  São Paulo .  Peguei  o  dinheiro  que  meus  pais  me  deram  e  lá  fui  eu  com  os  amigos ,  estava  frio ,  na  porta  do  teatro  umas  50  pessoas  com  roupas  coloridas  e  cabelos  compridos  esperavam  a  abertura  do  teatro ,  havia  um  clima  de  euforia  no  ar . . . Shows  de  rock  eram  muito  raros  naquela  época ,  após  a  compra  dos  ingressos   entramos  no  aconchegante  e  estiloso  teatro  . . .  o  show  aconteceria  em  uma  das  salas  do  teatro ,  a  menor  e  mais  humilde que  ficava  a  3   lances  de  escada  em  direção  ao  subsolo .  A  escada  em  caracol  era  longa  e  lembro  que  descemos  juntos  com a  pequena  multidão  sentindo  um  cheiro  bom  de  incenso  e  patchouli  um  perfume  comum  na  época . . . a  sala  não  era  grande ,  mas  era  aconchegante ,  mais  ou  menos  200  pessoas  esperavam  ansiosamente  o  . . .  pequenas  luzes  piscando  e  o  cheiro  de  incenso  aumentavam  a  expectativa...

  A  banda  entrou  no  escuro ,    a  música  e  as  luzes  começaram  no  mesmo  instante . . . . a  minha  primeira  impressão  foi  o  volume  altíssimo  do  som ,  tanto  que  um  dos  meus  amigos  chegou  a  tampar  os  ouvidos . . . o  show  foi  fantástico,  inesquecível ,  sensacional ,  a  ponto  de  mudar  minha  vida  para  sempre ,  pois  percebi  que  era  aquilo   que  eu  queria  fazer  na  vida .  A  Rita  Lee  estava  segura,  feliz , perfeita  em  tudo ,   magnífica ,  deu  pra  perceber  que  ela  tinha  programado  todos  os  movimentos  e  caretas  que   fazia . . .  o  visual  da  banda  parecia  anunciar  novos  tempos ,  pois   o  Brasil  estava  numa  forte  ditadura  militar ,  e  shows  de  rock  com  cabeludos  eram coisa  rara  . . .  no  intervalo  do  show,  foi  projetado  um  pequeno  filme  que  mostrava  a  banda  em  um  "pic-nic"  em  um  parque ,  eles  comiam ,  se  abraçavam , e  passeavam  pelo  parque ,  certamente  o  Ibirapuera . 






No  show , a  banda  tocou  todas  as  músicas  do  primeiro  e   recém  lançado  disco  "Atrás  do  porto  tem  uma  cidade"  e  também  algumas  músicas  do  tempo  em  que  a  Rita  estava  nos  Mutantes  . . . .  E  assim  foi  o  primeiro  show  de  rock   da  minha  vida .  Gostei  tanto  que  voltei  outro  dia  para  ver  o  show   novamente .  Definitivamente  aquele  show  mudou   minha  vida  para  sempre . . . . .  Obrigado  Rita  Lee !  . . .  Sou  um  privilegiado  por  ter  vivido  na  mesma  época  em  que  Rita  Lee  viveu !

Depois de publicado, o Lando pediu que eu acrescentasse duas informações: que nesse show foram tocadas todas as músicas da dupla Cilibrinas do Éden e que ele tinha esse registro em fita cassete, a qual infelizmente foi danificada em uma enchente no ano de 1982.

11 comentários:

  1. Obrigado por refrescar minha memória, Landão. Não me lembrava de nem a metade do que vc contou. Mas concordo 100% com o que vc escreveu. Foi um dos 5 melhores shows de Rock da minha vida. E olhe que já vi muitos, especialmente nos meses em que estive em Los Angeles ou em Londres. Fora os de SP. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. DEMAIS!!!
    Adoro memórias.
    A crítica do show, nas revistas da época, foi boa. Mas, criticavam mesmo o volume altíssimo. Fiquei imaginando a playlist do que ela teria cantado dos Mamutes... Ando meio desligado, talvez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que ela cantou esta daqui . . . . . está no disco solo dela , mas, são os mutantes que estão tocando . . . . https://www.youtube.com/watch?v=y1AppYtWDWY

      Excluir
  3. DEMAIS!!!
    Adoro memórias.
    A crítica do show, nas revistas da época, foi boa. Mas, criticavam mesmo o volume altíssimo. Fiquei imaginando a playlist do que ela teria cantado dos Mamutes... Ando meio desligado, talvez...

    ResponderExcluir
  4. DEMAIS!!!
    Adoro memórias.
    A crítica do show, nas revistas da época, foi boa. Mas, criticavam mesmo o volume altíssimo. Fiquei imaginando a playlist do que ela teria cantado dos Mamutes... Ando meio desligado, talvez...

    ResponderExcluir
  5. Sensacional, nada como fazer parte do Rock and Roll brasileiro!

    ResponderExcluir
  6. Esse show foi o divisor de águas na vida e na carreira dela. Ter estado nele faz de você testemunha da história!

    ResponderExcluir

2023 - o que rolou com sobre a nossa RITA - Janeiro a Junho

Proximidade com Rita Lee "Ela foi uma mulher vitoriosa", definiu Supla ao contar que acompanhou a carreira de Rita Lee após se sur...