Outro dia o Landoneto Barros, membro do grupo que fundei no Facebook para a Rita, em 2009, e que hoje já conta com quase 9.000 integrantes, causou o maior rebu quando publicou fotos raras e inéditas da lendária apresentação da Rita, com o Tutti Frutti em seus primeiros passos, no Teatro Ruth Escobar, naqueles longínquos 1973, quando ela foi dirigida pelo saudoso Antonio Bivar.
Tive a ideia de pedir-lhe um relato do show, afinal, esse blog nasceu da ideia de compartilhar os shows dela. Ele, gentilmente, aceitou e enviou o texto que segue. Muchas gracias, você é um felizardo por ter assistido a esse espetáculo histórico!
Em 1973 eu tinha 16 anos , mas já conhecia Led Zeppelin , Deep Purple , Pink Floyd , etc . e estava ansioso para ir em um show de rock , pois até então só discos de vinil e as fotos dominavam a minha imaginação . . .
A oportunidade apareceu quando dois amigos me convidaram para ir ver a estréia da banda Tutti Frutti no teatro Ruth Escobar em São Paulo . Peguei o dinheiro que meus pais me deram e lá fui eu com os amigos , estava frio , na porta do teatro umas 50 pessoas com roupas coloridas e cabelos compridos esperavam a abertura do teatro , havia um clima de euforia no ar . . . Shows de rock eram muito raros naquela época , após a compra dos ingressos entramos no aconchegante e estiloso teatro . . . o show aconteceria em uma das salas do teatro , a menor e mais humilde que ficava a 3 lances de escada em direção ao subsolo . A escada em caracol era longa e lembro que descemos juntos com a pequena multidão sentindo um cheiro bom de incenso e patchouli um perfume comum na época . . . a sala não era grande , mas era aconchegante , mais ou menos 200 pessoas esperavam ansiosamente o . . . pequenas luzes piscando e o cheiro de incenso aumentavam a expectativa...
A banda entrou no escuro , a música e as luzes começaram no mesmo instante . . . . a minha primeira impressão foi o volume altíssimo do som , tanto que um dos meus amigos chegou a tampar os ouvidos . . . o show foi fantástico, inesquecível , sensacional , a ponto de mudar minha vida para sempre , pois percebi que era aquilo que eu queria fazer na vida . A Rita Lee estava segura, feliz , perfeita em tudo , magnífica , deu pra perceber que ela tinha programado todos os movimentos e caretas que fazia . . . o visual da banda parecia anunciar novos tempos , pois o Brasil estava numa forte ditadura militar , e shows de rock com cabeludos eram coisa rara . . . no intervalo do show, foi projetado um pequeno filme que mostrava a banda em um "pic-nic" em um parque , eles comiam , se abraçavam , e passeavam pelo parque , certamente o Ibirapuera .
No show , a banda tocou todas as músicas do primeiro e recém lançado disco "Atrás do porto tem uma cidade" e também algumas músicas do tempo em que a Rita estava nos Mutantes . . . . E assim foi o primeiro show de rock da minha vida . Gostei tanto que voltei outro dia para ver o show novamente . Definitivamente aquele show mudou minha vida para sempre . . . . . Obrigado Rita Lee ! . . . Sou um privilegiado por ter vivido na mesma época em que Rita Lee viveu !
Depois de publicado, o Lando pediu que eu acrescentasse duas informações: que nesse show foram tocadas todas as músicas da dupla Cilibrinas do Éden e que ele tinha esse registro em fita cassete, a qual infelizmente foi danificada em uma enchente no ano de 1982.
Sensacional !
ResponderExcluirObrigado por refrescar minha memória, Landão. Não me lembrava de nem a metade do que vc contou. Mas concordo 100% com o que vc escreveu. Foi um dos 5 melhores shows de Rock da minha vida. E olhe que já vi muitos, especialmente nos meses em que estive em Los Angeles ou em Londres. Fora os de SP. Valeu.
ResponderExcluirVocê é o Mumare ? ? . . . . Por que SAp ? ?
ExcluirDEMAIS!!!
ResponderExcluirAdoro memórias.
A crítica do show, nas revistas da época, foi boa. Mas, criticavam mesmo o volume altíssimo. Fiquei imaginando a playlist do que ela teria cantado dos Mamutes... Ando meio desligado, talvez...
Lembro que ela cantou esta daqui . . . . . está no disco solo dela , mas, são os mutantes que estão tocando . . . . https://www.youtube.com/watch?v=y1AppYtWDWY
ExcluirDEMAIS!!!
ResponderExcluirAdoro memórias.
A crítica do show, nas revistas da época, foi boa. Mas, criticavam mesmo o volume altíssimo. Fiquei imaginando a playlist do que ela teria cantado dos Mamutes... Ando meio desligado, talvez...
DEMAIS!!!
ResponderExcluirAdoro memórias.
A crítica do show, nas revistas da época, foi boa. Mas, criticavam mesmo o volume altíssimo. Fiquei imaginando a playlist do que ela teria cantado dos Mamutes... Ando meio desligado, talvez...
Que maravilha de relato, adorei!
ResponderExcluirMuito bom s2
ResponderExcluirSensacional, nada como fazer parte do Rock and Roll brasileiro!
ResponderExcluirEsse show foi o divisor de águas na vida e na carreira dela. Ter estado nele faz de você testemunha da história!
ResponderExcluir