domingo, 26 de março de 2017

Rita Lee: entrevista exclusiva para este blog

No dia 24/05/2013 publiquei no antigo site da Terra a entrevista abaixo, exclusiva, que Rita me deu a alegria de me presentear... Republico:

Norma Lima: 50 anos de carreira com corpinho de 20, heim? Bora lembrar de alguns fatos dos milhares lindos da sua trajetória, amor nosso?

Rita Lee: Norma Lima sempre gentil… corpinho d 20? sim, em cada célula…

Norma Lima: Aos 15 anos, um vestido preto de baile e depois uma bateria… Isso é missão de amor aqui no Planeta Terra, né?

Rita Lee: Ela queria mesmo é aparecer, aquela tolinha.

Norma Lima: Tenho registrado nos meus arquivos fãzísticos que a sua primeira apresentação foi ainda como Danny, com Chester & Ginny, em um aniversário no quarteirão do seu bairro (Vila Mariana - SP). E rolou no mesmo ano da solo feita no Liceu Pasteur, com você e violão, interpretando Tous les garçons, de Françoise Hardy, no ano de 1964. Você lembra disso?

Rita Lee: Me lembro do trio catástrofe Danny Chester and Ginny, os 3 patetas pop d Vila Mariana, o resto vc sabe mais q eu, ou invente como quiser, n vou negar no tribunal.

Norma Lima: Assinar o seu nome como Danny ou Ritta, no início da carreira, era uma tentativa de separar o seu eu artístico do seu mim?

Rita Lee: Achava "Rita" meio brega, sorridente demais, queria algo mais dark… Danny era nome da minha adorada cachorra e nessas eu dancei.

Norma Lima: Já na sua primeira experiência no cinema, ganhou um papel que ia além da apresentação com Os Mutantes, na cena do filme Amorosas, de 68, pois a sua personagem flerta com a de Paulo José. Você já disse por aí que seu sonho mesmo era ser atriz. Você é uma cantriz, né?

Rita Lee: Costumo dizer q há 50 anos faço papel d cantora.

Norma Lima: Ainda sobre cinema, você e Roberto já fizeram belas trilhas também para o cinema e o teatro. A dupla completa 35 anos de parceria musical, tendo estreado em Babilônia, com Disco Voador. Como foi compor essa canção com ele?

Rita Lee: Um presente extraterrestre, uma parceria das esferas. Eu estava amamentando Beto qdo Rob avistou bem na frente da nossa janela uma luz paradona no céu e me chamou. Aparição inspiradora.

Norma Lima: Você sempre é lembrada por sua abordagem de temas cujo foco é a independência das mulheres. Esperava que a canção Agora só falta você fosse considerada um hino feminista da década de 70?

Rita Lee: O universo paralelo feminino é fascinante, o mundo na visão das fêmeas é outro planeta, na maluquice da cabeça delas, vc encontra d santas putas a malditas heroínas.

Norma Lima: Participou, uma vez, de uma Exposição, a Pintores de Domingo, na Galeria de Sampa, com seu desenho Bobo da Corte, em 1979, outra vez da Mostra Caderno do Artista, em 1994. É uma desenhista e tanto, não pensa em expor seus desenhos inspirados de novo? O dos Beatles, publicado no álbum Aqui, ali, em qualquer lugar, até hoje deixa a todos de queixo caído…

Rita Lee: Menos, Norma Lima… no desenho sou ainda mais canastrona q na música

Norma Lima: Como foi isso de ter um gol batizado com o seu nome, pelo Casagrande, do seu time do coração, o Corinthians, e marcado aos 41 minutos do segundo tempo?

Rita Lee: Um orgasmo regado a confete e serpentina… na época lança perfume já era proibido e vc sabe q eu sempre fui uma moça d família…

Norma Lima: Em 1985, foi divulgada, no jornal O Globo, a notícia de que fostes a compositora mais censurada do Brasil, desde 1980, com 14 músicas vetadas até então… e depois ainda implicaram com Pega Rapaz, em 87 e não citaram as dos Mutantes… Censura nunca mais, né?

Rita Lee: Pois é, vc deve conhecer o Gui… ele foi até o DOI CODI e ressuscitou uma pá d letras censuradas q eu nem sabia q existiam! Os comentários d dona Solange, da Censura, nos documentos são pérolas da sociedade indignada, hilários…

Norma Lima: Você foi tema ou citada com elogios em textos de grandes nomes, como Caio Fernando Abreu, Arnaldo Jabor, Rubem Braga, Mário Prata, Martha Medeiros, Glauber Rocha e outros. Como se sente com a afirmação de Caio Fernando Abreu, por exemplo, de que a sua obra é tão importante quanto a de Caetano, Gil e Chico para a Cultura Brasileira? E a de Glauber, que te chamava de Cacilda Becker da Nova Era?

Rita Lee: Eles é q são gênios e eu ganho a fama?

Norma Lima: Além de cantar, compor, desenhar, representar, você também escreve. Foram vários textos para a imprensa nestes anos todos, além da série Dr Alex, cuja motivação foi, além de inventar historinhas pra filho dormir, como declarou em uma de suas entrevistas, você também teve e tem a preocupação com a preservação do planeta, bem antes disso virar uma moda, pois faz do Dr Alex um defensor dos bichinhos. Disse que a luta dele incomodava a alguns que nunca quiseram muita liberdade e muita alegria. É isso que a sua obra sempre trouxe para o Brasil, né? Liberdade e alegria.

Rita Lee: Quisera eu q fosse só assim… existe tb meu lado prisioneiro e deprê comum a todo ser humano vivo, mas q n deixa d ser inspirador.

Norma Lima: Pioneira em mostrar beijo gay no clipe Obrigado, não; no selinho trocado na tv com a saudosa e querida Hebe, ambos em 1997 e também no selinho dado em uma fã, por ocasião do show feito no Morro da Urca em 2006, Rio de Janeiro, e mostrado no DVD Biograffiti. Sempre brigando com o establishment, não?

Rita Lee: Esse tal de establishment nunca foi c/ a minha cara, mto patriarcal.

Norma Lima: Como você explica essa tal de Rita Lee chegar a tantos e tantas, nesses 50 anos, conservando os antigos e conquistando novos fãs? Todas as gerações são Lee, pois diariamente leio tweets de jovens, adultos e velhos cantarolando canções do seu mais recente e delicioso álbum Reza, declarando-se a você, afirmando que que querem ser como você amanhã…

Rita Lee: Fãs são filhos gauches, a gratidão por gostarem d mim me deixa sem fôlego… inda bem q volta e meia fujo p/ o twitter conversar c/ eles… twitter é mágica moderna, a melhor companhia p/ um coração solitário feito o meu.

Norma Lima: Apesar de você não ser saudosista, quero que saiba que é uma honra sermos seus fãs e olharmos para a sua trajetória tão digna, bem como contá-la para os novinhos que chegam sempre e sempre, com admiração sincera por você. Muito obrigada é pouco, pela entrevista que tão gentilmente topou dar pelo aniversário do nosso humilde Fã Clube, e por tudo que já fez por nós aqui no Brasil. Quando falei com você pela primeira vez, você usava uma blusa com os dizeres Music saves, de fato, a sua canção nos salvou e salva sempre. We love you.

Rita Lee: Cuide bem dessas crianças do Universo q tanto carinho me dão, diga a elas q vovó Ritinha está preparando uma fornada d musiquinhas novas p/ tomar c/ chá. Bisou to you.




sexta-feira, 24 de março de 2017

ABRIL - MAIO - JUNHO

ABRIL

2 - Rita Lee participa como atriz da serie Warner "Manual para se defender de Aliens", como a maior líder alien, a Grão Mestre.

5 - Divulgado que Lulu Santos gravará um álbum em homenagem aos 70 anos de Rita. http://www.abramus.org.br/noticias/13178/lulu-santos-canta-grava-sucessos-de-rita-lee/
7 - Patrícia Coelho canta Rita Lee - Bar da Brahma - SP - Abertura dos portões às 19:00 h

7 - Duda Rocha homenageia Rita Lee - Convés Pub - Taquara - RS

7 - Divulgação do produtor do projeto Lulu Santos canta Rita Lee http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/alem-de-cantar-marisa-silva-produz-album-em-que-lulu-celebra-rita-lee.html

8 - Patrícia Coelho (ex-Casa dos Artistas) homenageia Rita Lee - Z Carniceira - Faria Lima - SP

8 - Gabriela Brown canta Rita Lee - Vitória - ES

8 - Especial Doce Pimenta, homenageia Rita Lee e Elis, em Juazeiro do Norte - BA
http://www.borasair.com.br/juazeiro-do-norte/doce-pimenta-especial-rita-lee-elis-regina/

9 - Em entrevista para a Folha de São Paulo, Gilberto Gil afirma que Rita é uma das continuadoras da Tropicália 
"Folha: E houve o desdobramento da obra de Tom Zé.
Gil: É, o próprio trabalho de Tom Zé. O desdobramento dos Mutantes, o que veio dar no pop exuberante da Rita [Lee]. Tudo isso pode ser arrolado como consequências importantes do tropicalismo."
10 - Atriz Júlia Dalavia afirma que se inspirou na independência e na liberdade de Rita Lee e Leila Diniz para compor personagem para novela "— Ela é livre, vive do jeito que quer — afirma Júlia, que foi beber tanta independência em Leila Diniz e Rita Lee."

11 - O grupo "Nós, mulheres" faz Tributo à Rita Lee em prol de pessoas com AIDS - Teatro Municipal de Bauru - SP

11 e 20 - Especial Rita Lee - Zeppelin Old Bar - Foz do Iguaçu - PR
11 - Lauro Jardim noticia em O Globo que a autobiografia de Rita bateu mais de 205 mil exemplares vendidos.

17 - Anunciado que o álbum de Lulu Santos interpretando Rita Lee se chamará "Um belo dia, resolvi mudar".


22 - Isabella Rovo homenageia Rita Lee no show Ritaleena - Feira de Quintal, Pirenópolis.

22 - Paulo Coelho opina sobre Rita Lee: uma autobiografia. https://socialfeed.info/minha-querida-rita-lee-amiga-parceira-e-namorada-acabo-de-ler-sua-27139468

25 - Divulgado pela revista Glamour que Camila Fremder, nora de Rita casada com o seu filho caçula Antonio, está grávida de um menino.

25 - Divulgado que Rita participou da gravação de entrevista para o novo programa de Pedro Bial.
27 - Lia Santiago, cover de Rita há 25 anos, se apresentará em Poços de Caldas - MG.

MAIO

2 - Divulgado o vídeo com o resumo das entrevistas do Programa de Pedro Bial, dentre os convidados, Ritahttps://www.youtube.com/watch?v=1f8Xd37DEcY

2- O Fã Clube divulga, nas mídias, imagens de Rita do dia da entrevista
16 - O grupo musical Cantoria Nossa Escolha, que conta com duas professoras e uma servidora da UEL, estreia nesta terça-feira (16) o espetáculo PupurRita, exclusivamente com músicas da cantora e compositora, Rita Lee, no Bar Valentino, a partir das 20h30. O mesmo espetáculo será apresentado no dia 24, no auditório do PDE, no campus da UEL, durante a programação do Encontro Nacional de Estudos da Imagem, Eneimagem. Já no dia 28, o show será durante o 6º Sarau de Ciências Sociais, também no Valentino.
O grupo nasceu há cinco anos e tem como característica a produção conjunta do show, desde a montagem à escolha de repertório e figurinos, abertura de vozes e pós-produção. Em todas as apresentações do PupurRita, as cantoras e os cantores usam peruca vermelha, marca característica de Rita Lee, que lançou ano passado sua autobiografia. As músicas do show têm arranjo e produção de Diogo Burka.

19 - Rita estará no documentário Laerte-se, canal Netflix.

19 - Marta Lee se apresenta como cover de Rita - Bauru - SP

25 - Jordana Soletti lança campanha para projeto coletivo que homenageia Rita Lee http://vrnews.com.br/noticia/jordana-soletti-lanca-campanha-leevre

25 - Raquel Diniz canta Rita Lee - Aracaju - SE

25 - Fellipe Deffal canta Essa tal de Rita Lee - Domminatrix - Rua Augusta, SP

26 - Marta Lee se apresenta como cover de Rita - Florianópolis - SC

27 - Lia Santiago se apresenta na 80's Friends como cover de Rita - Curitiba.
JUNHO

04 - Luiza Possi se transforma em Rita Lee, no Programa Show dos Famosos no Domingão do Faustão.
https://globoplay.globo.com/v/5921306/
http://www.purepeople.com.br/noticia/ultimo-capitulo-da-novela-rock-story-emociona-com-participacoes-e-homenagem_a179489/1

05 - Último capítulo de Rock Story faz homenagem à Rita Lee.

07 - A Fundação Emalto realizou na Fazenda Vovô Laurindo o XIX Festival Literário, apresentando a obra de Rita Lee - Ipatinga - MG

11 - Manu Saggioro - Tributo à Rita Lee - Rock Gourmet Music Bar - Foz do Iguaçu - PR

13 - Divulgado que Rita e Roberto são o oitavo casal com mais fãs (247.986) na DEEZER https://musica.vistolivre.com/noticias/musica/212/conheca-os-casais-mais-emblematicos-da-musica.html

14 - Festival de Cinema Brasileiro de Paris homenageia a Tropicália http://br.rfi.fr/cultura/20170614-festival-de-cinema-brasileiro-de-paris-homenageia-50-anos-do-tropicalismo

15 - Atriz Ana Lúcia Torre diz usar figurino inspirado em Rita Lee http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2017/06/15/internas_viver,708944/um-tio-quase-perfeito-e-uma-comedia-para-toda-a-familia.shtml

18 - Rita e Roberto homenageados na capa do novo livro de Lobão http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/idolos-do-pop-rock-dos-anos-1980-sao-retratados-na-capa-do-livro-de-lobao.html

17- Tributo à Rita Lee com Mahara, Foneria, Gonçalves - MG.

21 - Anunciado que a Rita Lee: uma autobiografia será lançado em Portugal.http://observador.pt/2017/06/21/autobiografia-da-artista-brasileira-rita-lee-sai-esta-semana-em-portugal/

22 - Tributo à Rita Lee com a Banda Fruto Proibido - Shopping Iguatemi - Campinas - SP

23 - Tributo à Rita Lee com Ju Feliciano, Largo São Benedito, Cabo Frio - RJ

24 - Marta Lee se apresenta como cover de Rita - São Paulo - SP

25 - Anunciado, na coluna de Ancelmo Góis de O Globo, que a Rita finaliza o seu livro de ficção, "Dropz de anis", que será lançado em agosto pela Globo Livros.

2023 - o que rolou com sobre a nossa RITA - Janeiro a Junho

Proximidade com Rita Lee "Ela foi uma mulher vitoriosa", definiu Supla ao contar que acompanhou a carreira de Rita Lee após se sur...