domingo, 26 de setembro de 2021

JULHO - AGOSTO - SETEMBRO

LEEitores e LEEitoras, O blog anda temperamental e não aceita mais o post em lista, ele quer tudo junto e misturado. Façamos a vontade da máquina, eu sou da época da geração analógica, quem sou eu pra desrespeitar a máquina, não é mesmo? Então eu vou comentar as notícias e colocar os links ao lado, que Zeus nos ajude... JULHO
No dia 30, ficamos sabendo da existência de um podcast sobre a RITA, muito show, com alguns dos pesquisadores de sua obra, promovido pela gravadora Universal. Pena que só colocaram os jornalistas, fiquem sabendo que nas Universidades há muitos pesquisas sobre a nossa RITA, dissertações, teses e até livros sobre a Rita. Fica a dica. (http://blogs.correio24horas.com.br/blog-do-marrom/?p=86797). E as canções da RITA não saem mesmo da boca do povo, até das celebridades como José Mayer, que no dia 28 publicou um post com os dizeres "Nada melhor do que não fazer nada...). E as homenagens para a RITA continuam, na agenda Bafafá ficamos sabendo, nesse mesmo dia, que O Mississippi Delta Blues Bar faz tributo à cantora Rita Lee com Mariana King e Sérgio Rocha. Na data de 27, o que se anunciava era o relançamento do álbum Rita e Roberto (1985), o qual pouca gente entendeu na época, mas que em uma leitura contemporânea estava mais do que certo ao questionar a euforia verde amarela de uma ditadura que, de fato, não tinha acabado com a entrada de 1985. E em 26, a Rita foi lembrada como vovó estilosa. No dia 19, ficamos sabendo do lançamento de um livro sobre as histórias do Jeep, o qual não esqueceu de citar a nossa Rita, que já ganhou até canção de Jorge Ben Jor "Rita Jeep", não é mesmo? (https://www.cidademarketing.com.br/marketing/2021/07/19/em-comemoracao-aos-80-anos-jeep-lanca-livro-inspirado-em-historias-reais/). Na Isto é do dia 19, uma matéria simpática sobre os casais que permaneceram juntos por muito tempo, como Rita e Roberto e no dia 18, foi veiculada a notícia do relançamento do álbum de 1980.E é claro que no dia 13 muitas lembranças para a Rita pelo Dia do Rock, mas eu gosto mesmo de lembrar, nessa data, do lançamento de Rita Lee mora ao lado, livro de Henrique Bartsch, naquele longínquo 2006... Abraços, Bart, estejas onde estiveres. Ei-lo com Rita e um outro querido que também no deixou, vitimado pela epidemia da Covid, Antonio Bivar presente! Bart presente!
E teve homenagens para a Rita em SP, no interior... é o que eu sempre digo (e escrevo), a Rita sempre é homenageada e lembrada. E no The Voice Kids, claro que um candidato mirim cantou "Esse tal de Roque Enrow", mais uma vez mostrando que ela é atemporal. LEEiamos o que Lua Brunetti declarou sobre ela: "Rita Lee sempre foi um ídolo na minha vida. E essa música me lembra o quanto 'Esse Tal de Rock Enrow' sempre esteve ao meu lado, em qualquer momento", diz. E bem no início do mês ficamos sabendo, por João Lee, que a Rita até chorou ao ouvir alguns dos seus remixes... AGOSTO Taí um mês que não agrada a muita gente, mas que eu sempre gostei. E logo no finalzinho dele, muitas notícias boas como a do School of Rock apresentou o clássico Agora Só Falta Você, para celebrar os 90 anos do Cristo Redentor aqui do meu Rio de Janeiro, meu povo, sim, ums releitura sobre a obra de Rita Lee, desenvolvida por jovens talentos da instituição, (https://www.terra.com.br/diversao/musica/school-of-rock-leva-classico-de-rita-lee-ao-cristo-redentor,ee96d6ce3322f8cf30c46d29b0677dfae1om2txz.html). Sem contar a fotógrafa Tereza Eugênia lançando livro Portraits de fotos que tirou dos artistas há décadas, dentre eles, a nossa Rita. No dia 29, o Globo anunciou a nova biografia sobre Elis Regina, na qual a nossa Rita será um ET! (https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/realismo-fantastico-em-biografia-de-elis-regina-transforma-milton-nascimento-e-rita-lee-em-personagens-surpreendentes.html). No dia 27, a Monja Cohen, prima de Arnaldo Baptista, citou a Rita em uma entrevista à Veja: "Na autobiografia de Rita Lee, ela, com quem a senhora conviveu nos anos 70, relata que seu passado de excessos não tem nada a ver com a filosofia que prega. Procede? A Rita foi casada com meu primo,... Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/monja-coen-ja-bebi-ate-no-mosteiro/. No dia 23, ficamos sabendo o que sá sabíamos, a Rita foi uma das 10 artistas que mais venderam discos no Brasil: Nacionais 1- Roberto Carlos - 120 milhões 2- Nelson Gonçalves – 75 milhões 3- Rita Lee – 55 milhões 4- Tonico & Tinoco – 50 milhões 5- Xuxa – 50 milhões 6- Nelson Ned – 45 milhões 7- Chitãozinho e Xororó – 37 milhões 8- Milionário e José Rico – 32 milhões 9- Raça Negra - 30 milhões 10- Maria Bethânia - 26 milhões (https://www.meionorte.com/entretenimento/famosos/saiba-quais-os-artistas-nacionais-e-internacionais-que-mais-venderam-discos-423313) SETEMBRO
Chegamos ao mês de aniversário do nosso BLOGÃO na contramão, não é que no dia 09/09 completamos 15 anos? Caramba, parece que foi ontem que resolvi contar os shows da Rita que eu ia (e os que não conseguia ir), de forma tão desprentenciosa... depois passei a postar algumas relíquias, textos sobre fatos da carreira da Rita nesses meus 46 anos de coLEEcionadora. Em 2006 não havia redes sociais, só o Orkut, nesses anos muita coisa mudou e para a minha surpresa, o BLOGUINHO continua despertando atenção. As visualizações às vezes chegam a 800, e mesmo quando fico um grande período sem nada publicar, os acessos continuam. Se essas informações servirem para os pesquisadores da Rita, já me dou por satisfeita. Obrigada a você que me lê, leu ou lerá. Passou muito rápido! E no mês das flores, da Primavera lá veio ELA em uma exposição fantástica no MIS-SP, cujas fotos já vimos por aí. E lá vou eu (contarei). (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/09/25/exposicao-em-sao-paulo-marca-os-50-anos-de-carreira-de-rita-lee.ghtml) Essa parte dos caderninhos de versos da Musa é linda demais, tem até o poema feito para a Elis:
Ah, e a música nova? UHUU, queremos mais, esse povo é assim, nunca tá satisfeito. Confiram o vídeo que o Roberto postou, se ainda não viram, não sabem o que estão perdendo. Será oficialmente lançada amanhã, 27/9, Dia de São Cosme e Damião. Salve as crianças, protejam a nossa GUNGUN. Dá pra ouvir o single de "Change" aqui http://www.oncoguia.org.br/conteudo/em-tratamento-contra-cancer-rita-lee-reaparece-nas-redes-e-lanca-single/14950/7/ Hoje teve ELA em entrevistas, isso sempre é muito bom, a Rita é tão inteligente que valoriza qualquer uma. E estava muito lindona nessa (https://outline.com/LYrRpw).
E o segundo volume do livro de Leila Lisboa sobre Os Mutantes? Eu ainda não comprei o meu, quem já? No dia 24 ficamos sabendo que a canção da Rita estará em mais uma trilha, nesse projeto de Miguel Falabela: "O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu”, especialmente para a Disney. A estreia ocorrerá em 2022. Ele está como roteirista, ator e diretor do projeto, que mostrará como é os bastidores do universo do teatro musical. A série terá trilha sonora original, além de canções conhecidas da música popular brasileira. Músicas de Pixinguinha, Raul Seixas, Rita Lee, Chico Buarque, entre outros, estão confirmadas". Esperar para confirmar. Não tô dizendo que esse mês está demais? O Dadi Leãozinho vai lançar um trabalho novo com uma composição da Rita, o nome? Lady girl. Foi noticiado em 20/09 http://blogs.correio24horas.com.br/blog-do-marrom/?p=87978 E no dia 12 mais uma campanha da Natura com a nossa Rita, fragância Luna Confiança (https://www.cidademarketing.com.br/marketing/2021/09/11/em-nova-campanha-da-natura-tais-araujo-e-rita-lee-exaltam-a-confianca-das-mulheres/) E no dia 5 foi a vez do Instagram censurar a Rita, tirando uma publicação dela por "incitação à violência", acredite se quiser, devido aos dizeres de uma camiseta dela que todo o mundo já está careca de ver: Be kind to animals or I'll kill you" (em português: "Seja gentil com os animais ou eu matarei você"). https://www.folhamax.com/curiosidades/rita-lee-e-censurada-por-mensagem-com-ameaca/319516 E ainda faltam 4 dias para o mês de setembro acabar, meu povo. Eu já o considero um dos melhores do ano, pela recuperação da nossa RITA e pelos trabalhos dela/sobre ela que estamos vendo como flores LEEndas por aí.
27 - Livro Histórias do Jeep comemora 80 anos de modelos e Rita é citada.

2 comentários:

  1. Correria de setembro, e tanta coisa boa e linda aqui sobre a Rita para ler , ver e rever. E bora amanhã para o novo single.

    ResponderExcluir

2023 - o que rolou com sobre a nossa RITA - Janeiro a Junho

Proximidade com Rita Lee "Ela foi uma mulher vitoriosa", definiu Supla ao contar que acompanhou a carreira de Rita Lee após se sur...