Um conto de Rita Lee



Soubemos, ontem, que a nossa Rita assinou novo contrato com a editora e deixou, com ela, o seu novo livro de contos. O fato de ela ser escritora não é fato desconhecido por nós, os que acompanham a sua trajetória há décadas. Achei nos meus arquivos, por exemplo, este conto que ela escreveu e dedicou para as crianças, em 1986. Ei-lo:

A TROCA

Era um passarinho que voava o dia todo, ora pelas árvores do parque, ora por cima da cidade, nos jardins das casas, nas sacadas dos apartamentos, enfim, aquele passarinho fuçava todos os cantinhos que um passarinho poderia fuçar.Menos um: a lagoa. 
- O que eu não daria para mergulhar nessa água tão fresquinha. - disse ele, enquanto sonhava de olhos abertos na beira da lagoa. Foi quando ouviu: "Ok, a troca está feita". Era um peixinho curioso e sorridente, que também parecia muito prático.
- Você segura no meu rabinho e eu o levo para conhecer os tesouros e mistérios do fundo da lagoa, que, aliás, já estou até meio cansado de tanto ver. Em troca seguro no seu rabinho e você me leva para dar um mergulho no céu para ver o mundo lá de cima, que é o meu grande sonho. Que tal, amigo?
Não deu outra. Aquela foi a melhor troca que poderiam ter feito, pois juntaram o útil e o agradável e transformaram tudo numa amizade interminável.
Se dia desses você cruzar com um peixinho na garupa de um passarinho, dê passagem. Eles provavelmente estarão a caminho de mais uma aventura emocionante.

(O Globo - 12/10/1986)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rita Lee é a Artista com mais canções em trilhas de novelas

Rita Lee: entrevista exclusiva para este blog

Os sete últimos shows de Rita Lee, entre 2012/2013