segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Rita Lee em Goiânia em 21/08/2010 - LEEmbrando dos antigos shows

E vamos lembrar mais um sensacional show que a Rita fez? Dessa vez em Goiânia, há seis anos.

Rita Lee em Etc, Goiânia, 21/08/2010
domingo, 22 de agosto de 2010

Cidade encantadora cujo aeroporto se chama Santa Genoveva. Tem um quê de urbana, mantendo ainda seus ares de interior, com muitas pracinhas. Nos anos 80, vi na capa de um LP de Beto Guedes o pequi, fruto típico de lá. Isso, na época do Césio-137, o acidente radioativo que aconteceu em 86, inspirador até de uma canção para evitar o preconceito com a cidade, em termos turísticos: "Eu amo Goiânia, Goiânia me ama…"


Na verdade, pensei, Goiânia parece amar mesmo Rita Lee (como o resto do Brasil e até do mundo), pelo menos foi o que pareceu ontem no Sol Music Hall, mais conhecido como Clube Jaó. Na sua chegada, foi logo recepcionada por um fã no aeroporto:

Mirta e Betânia, vindas de Brasília, se encontraram comigo, oriunda do Rio de Janeiro, para irmos ao show. Eu já tinha entregue as flores para a nossa Querida, à tarde. De noite, na entrada, a fita quilométrica já antevia o que ia rolar lá dentro: uma multidão de jovens, em sua maioria, ansiosamente aguardava pelo show, desde antes da abertura dos portões, às 22:00 horas.  Por volta de meia noite, com uma excelente acústica, como alías observou Roberto de Carvalho em seu twitter http://twitter.com/robertocarvalho, a banda introduziu os acordes da canção que abre o espetáculo, e ei-la que surge, com um belo blaiser que não me é estranho (penso ser da década de 80), chapéu, e blusa em linhas horizontais, que na verdade traziam uma persiana sendo aberta.
O palco era alto pra caralho (só falando assim), e para sentirmos um pouco do calor humano da rainha, só ficando na beirada e rezando para não pintar um torcicolo. Ficamos de boa, entretanto, felizes, por aquele momento sempre único, embora ali na frente não desse para olhar o painel, obra de arte, o tecladista Danilo, o batera Edu, e as backings Débora e Rita. O pior é que, mesmo com aquela altura, o incrível aconteceu: três invasões de palco. Por que será que as pessoas não entendem que não se deve fazer isso nesse  espaço sagrado? A Rita já tinha pedido a um que não desse tapinhas no pé dela e ao ouvir o indivíduo responder  que fazia isso porque a amava, ela, com a paciência de Jó que Zeus lhe deu, observou: "Se você me ama, então faça carinho."
A verdade é que a platéia estava muito animada e calorosa, cometendo excessos em nome desta empolgação de ver de perto tanto profissionalismo. Havia muitos jovenzinhos, como o que entregou o LP Bombom, de 83, para ela autografar. E ela não se fez de rogada.
Entregaram para ela um lenço e um boné. Ela compôs uma personagem:

A todo o momento tentavam beijar a mão dela, um contato físico e ela vinha lá para a beira do palco tentar trocar estas energias. Olhem que charme estava o Roberto. Blusa linda.
Infelizmente, eu que estava no meio do público, afirmo que as pessoas exageraram um pouco pelo menos no álcool, e o que pisavam no meu pé não estava no gibi, mas o pior não é nem pisar em mim e sim onde não devem (palco) e ficar inconveniente, sendo chamado à atenção por Beto Lee, na hora do Bis… Gente, agora na boa, para que ter este comportamento inadequado? Vamos demonstrar afeto por ela, reconhecimento pelo trabalho de todos, de outra forma. Ou vocês querem ver a Rita com a cara abaixo, sem graça, aflita por ver seus fãs que nem alpinistas de palco sem noção?
(Esqueçamos de tudo e admiremos o seu modelito. Como perguntaria Norma Lima: O que é isso, heim???…)

Ela comentou sobre as mortes dos animais no Zoo de Goiânia, perguntou por que ninguém fazia nada e se programou para uma visita aos bichinhos neste domingo. Voltei cedo e não soube do desfecho, se alguém souber ou tiver uma foto para ilustramos o humilde blog, serei eternamente grata. Ela acabou de avisar no twitter: LitaRee_real O zoo d goiânia tava fechado, ñ deixaram entrar, descolei o tel do diretor mas ñ deram o nome: (62) 35242390. Insistam em visitar os bichos!

 Próximos shows: 27 (Fortaleza) e 28 (Recife).

3 comentários:

2023 - o que rolou com sobre a nossa RITA - Janeiro a Junho

Proximidade com Rita Lee "Ela foi uma mulher vitoriosa", definiu Supla ao contar que acompanhou a carreira de Rita Lee após se sur...