terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PARA RITA LEE, QUE FAZ ANIVERSÁRIO EM 31/12.

Uma voz
Ferreira Gullar

Sua voz, quando ela canta
me lembra um pássaro,
mas não um pássaro cantando
lembra um pássaro voando.


Desde 1975 acompanho a carreira de Rita Lee. Por gostar tanto do que ela dizia, sempre com muita coragem, nas entrevistas, guardava tudo que saía sobre ela. Isso me fez criar, em minha própria casa, uma montanha de recortes, mosaicos da carreira e da vida dela que fizeram parte da minha vida. Por apreciar a maneira como ela se apresentava na tv, não perdia um programa em que fosse aparecer na telinha. Quando assisti ao primeiro show dela, (seria o Refestança, mas foi cancelado devido à queda de uma parte do cenário no Maracanãzinho) o Babilônia, fiquei tão impressionada que sabia que minha realidade dera um corte. Nada mais seria diferente depois de ter visto um espetáculo como aquele, na minha vida de menina...
Nos últimos 10 anos tive a sorte de ter conhecido a Rita pessoalmente e acompanhado os seus shows pelo Brasil, registrados por minha câmera Sony semi-profissional e por relatos que eu publiquei durante anos no antigo blog que existiu no site do Terra entre 2006-2014. Todos devidamente salvos e com vistas de serem republicados neste novo espaço um dia. Neste tempo, coisas incríveis aconteceram, em função da realidade tecnológica que eu, naquela época em que procurava correspondentes para, através de cartas, falar de Rita Lee com quem também gostava dela, mas que não estava perto de mim, nem sonharia. Hoje, Rita está nas redes sociais, começou no Twitter, Instagram e agora escreve no Facebook, intercalando seus textos com publicações de sua produção na sua Fan Page Oficial. Hoje em dia os fãs podem interagir diretamente com os seus artistas, entretanto, a magia dos Fãs Clubes permanecem... A cada dia um novo FC surge para ela, geralmente fundado por pessoas bem jovenzinhas, que me procuram para conselhos, dicas, aplaudo a iniciativa deles quererem organizar algo tão trabalhoso como um Clube de fãs, acho  bonita a consideração para comigo, que fundei um em 1979 mas continuo dizendo que, apesar de pesquisar sobre Rita Lee, só sei que nada sei...
Artista consagrada, chega aos 67 anos com um feito que pouquíssimos da sua época conseguem: manter os fãs de outrora, agregando sempre novos. E quando digo novos, são novos mesmo, na faixa dos 8 aos 14. Acompanho isso de perto! E hoje é dia de a gente pensar nessa data 31  nos trazendo não só o final do ano e começo de outro, mas justamente a concepção do que a arte de Rita representa: um começo quando tudo parecia acabar, uma luz no final do túnel. Um renascer como Fênix de todas as dificuldades, uma certeza de que a vida pode ser mais leve sem ser superficial.
Eu passo o ano inteiro lembrando às pessoas o que a Rita já fez nesse país. Fatos da carreira dela em todos os meses do ano... do primeiro show como Danny, em uma festa de aniversário da Vila Mariana em 07/03/1964 à estreia com Gilberto Gil e Os Mutantes no Festival da Record que a projetou para o Brasil, em 06/10/1967. Da primeira assinatura com a gravadora Continental como O'Seis, em 1966 a ser a maior vendedora de discos desse país e detestar essas cifras, por não se considerar sabão em pó. Das primeiras composições (Suicida e Apocalipse) à parceria com Roberto de Carvalho, iniciada com Disco Voador, em 1978. À primeira vez em que saiu em uma capa de revista, em 10/10/1968 à mais recente, na primeira página de O Globo de agosto de 2014, em função de uma das muitas homenagens que recebeu no ano passado, neste e no que virá... ao primeiro prêmio, em 1968, quando os Mutantes foram eleitos o melhor conjunto musical pelo Troféu Imprensa aos que ela vem sucessivamente recebendo por todas estas 5 décadas de trabalho pelo Brasil. E até no Carnaval Rita esteve, homenageada por Rio Claro - SP nos anos 90, (foi enredo da Escola) e hoje virou um bloco em SP! 
Desde que descobri Rita Lee fiquei pensando em como poderia agradecer a ela por tudo que fez por mim, por toda a força que suas músicas me deram, por toda a inteligência de suas frases que me tornaram uma pessoa melhor, por toda a sua ousadia, que me fez também ousar e ir em frente, sem pensar nos julgamentos alheios. Quem pode, pode, deixa os acomodados que se incomodem, não é mesmo, MusAmada? Então, tenho orgulho de ter conseguido organizar singelas homenagens para ELA neste ano: levei os fãs para assistirem, como convidados, dois musicais que a homenagearam; Rita, o Musical (RJ) e Se eu fosse você (SP). Também lancei um selo, junto à ECT, em homenagem aos 50 anos de sua carreira. No dia 13/12, tivemos em SP o II Encontro Lee, que percorreu lugares importantes na vida e na carreira dela. E no ano que vem, sairá uma revista-livro com fatos que marcaram a sua trajetória profissional, feita com a colaboração de outros fãs. 
Façamos por Rita enquanto Ela está VIVA.
Mas como nós somos suspeitos para falar Dela, deixemos que outros falem..., porém, fica a pergunta: quem não é fã de Rita Lee nesse mundo?  

PARABÉNS PARA VOCÊ, NESTA DATA MAIS DO QUE IMPORTANTE E QUERIDA.

Algumas opiniões sobre a Rita que recolhi dos meus recortes:

"Rita não é só para ser ouvida. Seus shows são um comício. A liberdade fica ali na cena (...) Seu protesto nunca foi chato, sua superficialidade é profunda. Como Rita é original... ninguém é como ela no Brasil. Nunca cantou de um só ponto de vista, porque Rita são várias no palco, ela parece um conjunto." Arnaldo Jabor, O Estado de SP, 23/09/2003

"A esquerda de Neanderthal sempre acha que prazer é de direita (...) Rita tem uma obra tão importante quanto Caetano, Chico ou Gil (...) A mais completa do País, a mais íntegra, a mais coerente. (...) Me ajuda a viver: sua música pontua a minha própria história." Caio Fernando Abreu, Folha de São Paulo, 20/08/1997

"Depois de canções como Mamãe Natureza e Mania de você, toda vez que encontrava com ela a chamava de meu poeta." Caetano Veloso, Revista Bizz, 1985.

"Vê-la é como girar num caleidoscópio vertiginoso. Muitas Ritas, uma só, a única. Não que seja perfeita. Pode falhar, errar, voltar atrás, fazer besteira (...) dar mancada, explodir, pirar (...) conquistou o direito de. Isso: o direito de. Sua obra riquíssima... Então, muito respeito: a batalha de Rita já foi ganha com o garbo da própria Greta." Mário Prata, O Estado de São Paulo, 09/11/2002

"A Rita Lee é perfeita" Angeli, Zero Hora, 31/07/2006

"Rita Lee é a Cacilda Becker da Nova Era." Glauber Rocha, citado por Eduardo Logullo, Revista da Folha, 1992.

"O Juca Chaves este aqui outro dia e disse que você é a mulher mais bacana que tem no Brasil (...) artista notável." Flávio Rangel, comentando para a Rita, na entrevista que ela deu ao Pasquim, sem setembro de 1970.

"Rita Lee é a mulher mais inteligente que eu conheci". Nelson Motta, Revista Bundas, julho de 2000.

"Rita Lee é a melhor coisa que aconteceu nessa cidade de São Paulo e que a gente deu para o Brasil. Devia ter todo o dia um monumento Rita Lee, praça Rita Lee, rua Rita Lee. É uma sorte a gente conviver na mesma época que ela, ter ela cantando pra gente e fazendo a vida da gente melhor." Mônica Figueiredo, 1995.

"Eu reconheço nela uma poeta de qualidade impressionante." Albino Pinheiro, Jornal do Brasil, 22/09/1985.



sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Fãs percorrem trajetos de lugares marcantes na vida e carreira de Rita Lee no II Encontro Lee, em São Paulo

Olá, amizades! Aqui está o relato do II Encontro dos fãs de Rita Lee, realizado no dia 13/12, dia de Santa Luzia e do casório oficial de Rita&Roberto. Desde o ano passado, quando realizei no Rio o I Encontro, acalentei a ideia de fazer um segundo em São Paulo, percorrendo caminhos de lugares importantes para a vida e a carreira da nossa Rita. Foi tudo muito bem pensado, tracei o roteiro, divulguei, muitos se animaram, mas foram pintando alguns imprevistos chatos que tiraram alguns da jogada, dentre eles, eu.
Infelizmente, eu que bolei esse passeio não pude ir por motivos profissionais, coisas da vida. O anjo Denise estava lá para guiar os lee nessa nova aventura, que  foi muito emocionante e que eles dividiram com a gente:

Sobre o Encontro deLeecia de ontem, posso dizer que foi muito especial. Primeiro porque conheci pessoas adoráveis (Victor Tabosa, Antonio Carvalho e Evelynne), da melhor qualidade. Depois porque visitar ou revisitar os locais Lee é sempre uma viagem quase que indescritível, indivisível. Bem, vou tentar falar algo aqui.
Nos encontramos no Ibis do Paraíso, por volta das 14h16 e, de lá, já partimos para a aventura, pois, percebemos que, das várias pessoas que se empolgaram em participar do Encontro, pouquíssimas se manifestaram sobre a possibilidade ou não de chegar. Eu fiquei de "guia" do pessoal e errei o caminho do primeiro ponto (que seria a Rua Joaquim Távora)... rsrsrs... Andamos à beça... Tadinhos!

 Por outro lado, foi bom porque rolaram altos papos Lee e tudo mais! Enfim... Depois de nos percebermos perdidos na selva da Aclimação, pegamos um táxi e fomos para a Rua Pelotas, para a primeira emoção - a casa onde Rita morou em 1976, época em que foi presa. Aparentemente, o sobrado tutti-frutti da Rua Pelotas continua intacto, como era na época. No local funciona uma lavanderia que, infelizmente, estava fechada (é claro que eu queria entrar e fuçar tudo o que fosse possível!). Fotografamos, trocamos várias ideias, dividimos emoções e ficamos imaginando coisas ali... E, claro, sentimos falta da Norma!

 De lá, fui apresentar o Sesc Vila Mariana para todos - uma pausa para água, cervejinha e mais papos Lee.
Com muita tranquilidade, seguimos para a Rua Joaquim Távora. É claro que, infelizmente, é impossível não ficar triste por não encontrar a casa onde Rita viveu a infância e adolescência. Para quem não sabe, a casa foi demolida e uma igreja foi construída no terreno! $*@%¨#%&**%#! é o que tenho a dizer sobre isso, apenas. De qualquer forma, a rua mantém algumas construções da época e é possível sentir o clima dos tempos da nossa Ritinha levada, aprontando por aqui e por ali. Ah, claro, sentimos falta da Norma!

Depois, pegamos o metrô rumo ao Liceu Pasteur! Para mim, foi a parte mais emocionante do passeio, pois, eu não conhecia. Que lugar leendinho! Tinha um portão aberto e nós entramos em um pátio, olhamos as salas que ficam no térreo, através de janelas sem cortinas... Caminhamos por tudo ali... Que viagem! Mais emoções Lee... 


Depois queríamos ir para entrada principal para fotografarmos na famosa escada onde Rita tirou aquela foto clássica com sua turma, em 1954. Porém, o segurança não permitiu a nossa entrada. Fiz a proposta de pularmos o portão, mas, não foi aprovada. rsrsrs...




Um parêntese: a Evelynne, mãe do Victor é uma fofura! Super mãezona, acompanhando a gente, tirando todas as fotos e compartilhando com a maior paciência os delírios desses maluquinhos por La Rubia. Uma linda!
Já era quase noite quando fomos para a Pompeia! Pompeia, meu! Na casa Mutante! Eu também quis pular o muro, mas, Antonio alertou sobre os cacos de vidro... rsrsrs... Engraçado que o morador de lá estava com a janela aberta ouvindo rock progressivo! Foi hilário. Bem, mais fotos e, claro, mais viagens e emoção. Aproveitei e mostrei a casa do vizinho, Luiz Carlini. Eu queria ir tomar um chá lá, mas, achei melhor parar com isso. rs... Ah, tem mais uma coisa: sentimos falta da Norma.

Para finalizar, um programinha básico paulistano! Pizza! Na Pompeia mesmo! Depois, pegamos um ônibus para curtir melhor a paisagem, demos um super rolê na paulista, entregamos Victor e Evelynne no hotel e seguimos para o metrô, onde me despedi de Antonio.

Bem, eu só tenho a agradecer a esses queridos pelo dia de ontem! Muito legal poder ter conhecido pessoas tão bacanas e que compartilham do grande amor por Rita Lee. Eu aprendi muito, afinal, eles são fãs bem mais dedicados do que eu. Foi divertido! Foi feleez! Agradeço por eles terem aguentado a matraca aqui, que não parava de falar! E, em especial ao Antonio, que não se aborreceu quando o chamei de Paulo! rs

Norma, sentimos muito a sua falta. Nosso passeio seria bem mais rico do que já foi se você estivesse junto, mas, compreendemos! Que venham os próximos e que você e todos outros nossos queridos que não puderam vir compareçam! Vale a pena!
Beijão pra todos!
Denise


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

II Encontro dos Fãs de Rita Lee no dia 13/12/2014, em São Paulo

Aqui estamos nós em Dezembro, um mês muito especial: o do nascimento da Artista mais incrível que este planetinha acanhado já viu!

Para comemorar estaremos juntos, em São Paulo, no dia 13/12, a partir das 14:00 horas na portaria do Hotel Ibis, Paraíso. De lá partiremos para uma aventura lee por lugares importantes na vida e carreira de Rita.

É importante que você confirme a presença! Estamos com um grupo no whatsapp exclusivo para o evento, você pode procurar por Victor Tabosa para ser adicionado ou deixe o seu contato aqui.

Um abraço.

OBS.: O selo que homenageou a Rita, ideia do nosso Fã Clube, já seguiu para os endereços dos que o solicitaram. Muito obrigada pela participação. E viva Rita Lee!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

II Encontro de Fãs de Rita Lee, informações sobre as Homenagens I e II

Olá Planeta, venho por meio desta prestar as seguintes informações:


  1. O II Encontro de Fãs de Lee será no dia 13/12/2014, na ocasião faremos uma tour por alguns lugares que marcaram a carreira e a vida da nossa MusAmada. Já temos pessoas de todo o Brasil com as passagens compradas, junte-se a nós! Podem me contactar por aqui ou no normalim@gmail.com
  2. A Homenagem 1 contou com a colaboração de vários fãs e ficará pronta no ano que vem. Achei melhor incluir os Tributos e Homenagens feitos para ela este ano, portanto, vocês não perderão por esperar.
  3. A Homenagem 2 - o selo - quem adquiriu irá receber até o fim de Novembro, pois ficarão prontos por volta do dia 20. Quem quiser encomendar, até o dia 15 estou aceitando através do e-mail já disponibilizado.

No melhor dos espíritos bwanísticos, fazemos tudo para Rita Lee por amor.

Um grande abraço,

Norma Lima.


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Raios Leenáticos 1 e 2

Amigos e amigas, como vocês sabem, o provedor Terra expulsou todos os blogs de seu site, incluindo o meu, que lá existia desde 2006. Vou republicando alguns posts por aqui, salvos da degola. Este foi o primeiro que escrevi por lá, pois os do período 2006-2008 foram deletados à minha revelia (e mesmo assim eu não aprendi e continuei lá...)

Tuesday, 11 de November de 2008

Na década de 80 eu me correspondia com Rubens (Lee). Um belo dia, ele me informou que iria fundar um Fã Clube pra Rita chamado Ovelha Negra. E que faria um fanzine, para divulgar notí-ritas para os fãs. Eu, que já tinha um FC pra ela desde 1979, pensei logo em juntar forças. Depois, outros Fãs Clubes se fundiram com o Ovelha, inclusive o famoso Rita e Roberto.


Rubens me perguntou se poderia publicar, no tal fanzine que se chamaria Raios Leenáticos, um poema que eu havia feito para Rita e mandado para ele ler. Concordei e lá estava na capa da edição número 1 do Raios meus versos feitos quando eu tinha 20 e poucos anos:




Para a minha surpresa, através de um bilhete enviado ao FC, Rita comentou que havia gostado do poema...

Uma das seções simpáticas do Raios Leenáticos 1, aniversariantes do mês e caixa postal (que coisa velha, ahauhaua). Outra boa: lista de fãs, com endereços residenciais, para correspondência. O e-mail facilitou a nossa vida...
O simpático fanzine era no estilo  gostoso da tesoura e cola!
Já no número 1, entrevista exclusiva com a Musa. Muito chique!
A capa do Raios 2:

E a atenção carinhosa dela com os fãs, SEMPRE:



O atual Fã Clube é o Rita Lee, no twitter: @FCRitaLee.
ABRAÇOS!

Filed under: Sem categoria I Comments (5)

sábado, 4 de outubro de 2014

Outubro Rosa Choque: Rita Lee volta para o Instagram


Depois de um ano sem postar nada no Instagram, no último dia 2/10 a MusAmada nos brindou com uma deLEEciosa sequência de fotos de tirar o fôlego, para matar a nossa saudade.
Sempre espontânea, a primeira que publicou foi esta, com a legenda "Reistagrando-me"
A seguir surgiu essa com a legenda "Minha boquinha extertor"

Rita sempre lúdica e brincando conosco, originalíssima no meio de tantos sem personalidade, ela brinca com dizeres dizendo estar reaprendendo a mexer no Instagram

"Fazendo faxina nas gavetas da vida dei c/ esta pérola do meu pai de índio (1968)"
"Já q fui saída do tuitz, como faço p/ conversar c/ vcs?...se me pegarem aqui nego no tribunal q vos conheço?" - Revoltante terem tirado ela do Twitter, vocês sabem quem...

Tiranassaura Regina

"Confissōes ao pé do altar:1-tô amiga das formigas 2-só meio maço por dia 3-passando creme nas māos 4-escrevendo auto biografia p/ ganhar grana 5-odeio música"
E hoje, no dia de São Francisco, ela afirma:

"Quando pequenos os humanos sāo tāo engraçadinhos...depois crescem e nos infernizam...vote em sāo francisco!"
É ou não é um livro, moçada?

sábado, 27 de setembro de 2014

Ontem, com Rita Lee

Fechar a semana mais do que bem é encontrar a nossa Maravilhosa RITA.
Os cabelos dela nos meus, a música dela na minha alma, as suas palavras em entrevistas que me cativaram desde criança, as quais fui guardando, guardando, para reler e para poder dividir com vocês, agora, este acervo de quase 40 anos.
O encontro foi para eu mostrar o selo Rita Lee, a primeira das homenagens que faço, outras vêm aí. Ela merece todas.


Na ocasião, entreguei para ela também, nesta sacola vermelha, cartas, fotos, desenhos, tudo o que os fãs me passaram, isso porque nós amamos Rita Lee e ssa chama nunca vai se apagar.
O lance é, como eu falei para a Rita e para o Roberto, fazermos circular esses selos pelo mundo. Vamos adquirir os nossos, guardar alguns e colar outros em correspondências a fim de dar visibilidade, em todos os continentes, aos 50 anos de carreira da Rita, Viva Rita Lee!
Antônia também tirou fotos nesse dia, publico abaixo:

Quem quiser informações sobre o selo: normalim@gmail.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O Fã Clube convida os fãs para assistirem ao musical Se eu fosse você - Adquira o selo comemorativo dos 50 anos de carreira de RITA LEE

Ontem foi mais um dia de aventura leenática, como dizíamos na época do Fã Clube Ovelha Negra. Isto porque levamos os fãs, através de uma gentil cortesia do musical Se eu fosse você, para assistir ao espetáculo, ontem, que homenageia Rita Lee através de sua trilha sonora.

E não é que reencontrei por lá pessoas da época do Ovelhão? Mais ou menos aparecemos em número de 16, representados abaixo e alguns nem saíram nas fotos, mas o importante é que fomos e pudemos conferir um espetáculo de alta qualidade, o qual eu já tinha visto aqui no Rio e escrito sobre no antigo blog. 



Só tenho a agradecer à produção da peça, que nos contactou, a vocês, que compareceram e aos que não puderam ir, mas que se manifestaram com essa vontade.


Lembro que nos dia 13/12 teremos, em São Paulo, o II Encontro Lee.
Sobre o Selo que fizemos para a nossa Querida RITA, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos não disponibiliza em suas agências selos com estampas de artistas vivos - felizmente a nossa está vivinha da lee e cheia de graça, fazendo um monte de gente feliz -, então, munida de todas as autorizações para uso de imagem, inspirados em foto publicada na Revista Marie Claire, de Guilherme Samora, com desenho de Gabriela Resende, solicitei à ECT que transformasse Rita em selo com valor de carta comercial, que pode e deve circular pelo Brasil e pelo exterior. Agora você pode escrever para quem quiser colando a imagem dela em uma carta, para adquirir os seus, basta enviar um e-mail para normalim@gmail.com.br, que explicarei os procedimentos.




sábado, 20 de setembro de 2014

Rita Lee faz 50 anos de carreira e ganha selo comemorativo

Nós, do Fã Clube Rita Lee, tivemos a ideia de homenagear a Rita com este selo. Ela autorizou o uso de imagem, a menina Gabriela mandou brasa na linda foto de Guilherme Samora publicada na revista Marie Claire e o resultado é este. Edição limitada, quem quiser adquirir um, basta se manifestar que farei contato.

Amanhã estaremos no musical Se eu fosse você, convidados pela produção da peça, que está em cartaz em São Paulo e também a homenageou, inserindo no espetáculo as suas canções.

VIVA RITA LEE!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Marca da Zorra Especial - Rede Globo, 07/11/1995



Lar, novo lar, e agora retomando a série de posts sobre os Especiais de Rita Lee feitos para a TV aberta, iniciados com o Rita Lee Jones (Rede Globo, 07/11/1980 - Publicado no post de 04/03/2012); Saúde (Rede Globo, 11/12/1981 - Publicado no post de 25/03/2012); O Circo (Rede Globo 10/12/1982 - Publicado no post de 01/05/2012); Rita e Roberto (Rede Globo 13/12/1985 - Publicado no post de 31/07/2012); Rita Lee e Roberto Tour 87/88 (Rede Manchete  20/12/1987 - Publicado no post de 27/08/2012), falaremos sobre A Marca da Zorra, que foi ao ar no dia 07/11/1995, pelo Programa Som Brasil, Rede Globo. Perceberam? Quinze anos depois, na mesma data do primeiro, o último Especial produzido pela Globo!

Rita Lee em "A Marca da Zorra" (Show)

Direção Musical e Arranjos: Roberto de Carvalho
Direção Geral: Leonardo Netto
Músicos: Paulo Zinner (bateria); Lee Marcucci (baixo); Ronaldo Paschoa (guitarra e vocal); Fábio Recco (teclados e vocal); Virgínia Lee (vocal).
Participação especial: Roberto de Carvalho (guitarra e vocal)
Cenário e figurinos: Chico Spinoza
Técnico de PA: Wagner Baldinato
Técnico de Monitor: Paulo Farat
Iluminação: Sílvio Francisco
Produção Executiva: Cláudia Moog
Assistente de Produção: Cíntia de Carvalho
Ass. Cenários e Figurinos: Karin Wyler
Ass. Pessoal de Miss Lee: Virgínia Lee
Roadies: Oswaldo Thomaz Jr, Ricardo Bellini, Adriano Colono
Cenotécnico: César Ribeiro
Som: Gabisom
Luz: Lucifer
Projeção: Gregory Brown
Arte Gráfica: Tony Cid

Para o Especial da Rede Globo, a equipe técnica foi a abaixo:

Músicos: Fábio Recco; Lee Marcucci; Paulo Zinner; Roberto de Carvalho; Ronaldo Paschoa; Virgínia Lee
Arranjos: Roberto de Carvalho
Equipe de Produção: Simone Lamosa, Marcelo Romano, Rodrigo Leão
Edição: Henrique Tartarotti, Ivo Alves
Roteiro: Jodele Larcher, Leonardo Netto
Cenografia: Chico Spinoza
Figurinos: Chico Spinoza e Cláudio Carpenter
Câmeras: Evandson Pimentel, Fernando Cruz, Franscisco Melo Filho, Glicério Mariano, Márcio Salim, Márcio Torres, Solano Marques, Willian Garcez
Direção de fotografia: José Guerra
Desenho de luz: Césio Lima, Danny Nolan
Computação gráfica: Toni Cid Guimarães
Sonoplastia: Octávio Lacerda
Produção musical do show: Paulo Henrique
Direção musical: Mariozinho Rocha
Direção de imagens: Helmar Sérgio, Mário Meirelles
Direção do show: Jodele Larcher e Mário Meireles
Direção geral: Márcio Vip Antonucci

Antes de irmos para os finalmentes, como esse Especial saiu de uma série de shows, cuja estréia foi no Rio de Janeiro, seguindo depois para São Paulo, Norte, Nordeste e exterior, vale a pena citarmos um pouco deste percurso, até porque o que foi levado ao ar teve outra proposta, inclusive reunindo vários outros artistas que não participaram do show. Como também foi um dos espetáculos mais premiados de Rita e Roberto, comecemos pelo início.
Segundo divulgação de Ivone Kassu, de 07/07/1995, anunciando a temporada para o Canecão (de 27 a 30 de julho e de 03 a 06 de agosto),

 "Miss Lee, depois de virar a MPB do avesso em seu namoro ultra bem sucedido com a bossa nova,... montou uma banda de rock... e está detonando novos e antigos hits... Inclui criações inesquecíveis da dupla Rita/Roberto de Carvalho como Papai me empresta o carro, Vítima (tema da novela A Próxima Vítima, da Rede Globo), Doce Vampiro e Mania de Você. Passa pela fase solo de Rita com canções como Mamãe Natureza e Ovelha Negra. Resgata rock geniais dos Mutantes como Ando meio desligado. Além, é claro, da música que dá título ao show, um rockão de arrepiar os cabelos. E tem mais: em Miss Brasil 2000, uma surpresa de tirar o fôlego está reservada para o público.
Tudo isso com direito à participação luxuosa de Roberto de Carvalho na direção musical e na guitarra... e... tchã-tchã-tchã-tchã... Virgínia Lee, irmã de Rita, que estréia no palco fazendo o vocais de fundo."

Foram inúmeras entrevistas dadas a jornais, revistas, canais de tv abertas, fechadas, dadas por Rita em função desta turnê, consultei-as em meus arquivos e fiz uma síntese. O show, muito comparado ao Babilônia (1978) por seu teor teatral e devido às inúmeras trocas de roupa feitas durante a apresentação, surpreendeu por ineditismos e ousadias, dentre as quais duas se destacaram: o número de ilusionismo durante "Ando meio desligado", em que ela levitava e a presença da modelo nua durante Miss Brasil 2000, que já tinha ocorrido na Tour Flerte Fatal, mas que agora Rita abria com o convite de não ser feito por uma pessoa específica, como era a idéia desde o início, aliás, pois até Adriana Calcanhoto, que Rita viu em uma apresentação em um bar de Porto Alegre, foi convidada a fazer o número e topou. Em entrevistas ela dizia sempre "eu abri para travestis, drag queens, homens... Enfim, quem quiser fazer o papel da Miss Brasil tem que ser uma pessoa muito bonita, generosa e que se mostre..." (International Magazine) queria Roberta Close, travestis, transsexuais, embora achasse que pudesse ser censurada. Durante a canção "Vítima", da qual Rita sempre gostara do álbum de 85, mas que só se destacara 15 anos depois por ser abertura de uma novela global, também o espírito moderno dela se manifestava na presença da tecnologia, que mostrava um helicóptero em vídeo, já trazendo recursos de mídia ainda pouco vistos naqueles primórdios do computador no Brasil.

Descrevendo um pouco do que rolava no show, ele abria com Rita cantando A Marca da Zorra, "com roupas de vampira e tendo como cenário um castelo mal assombrado". Em "Ando meio desligado", o já citado número de levitação, ela vinha com uma enorme capa preta, envolvida em muita fumaça.

 Em "Vítima", como uma detetive de filme noir da década de 50, com sobretudo, chapéu e cigarro no canto da boca. Após essa canção, ela saía de cena para troca de roupa e ficava no palco Roberto, cantando "Papai, me empresta o carro", ela retornava com Atlântida, coberta por um pano branco. O set list seguia por "Mamãe Natureza", "Ovelha Negra", "Miss Brasil 2000", "On the rocks", "Bobos da Corte", "Meu doce Vampiro" e fechava com "A Marca da Zorra".

O show foi gravado ao vivo no Rio de Janeiro e lançado em CD, no mesmo ano em que os álbuns dela foram relançados. Em suas participações em programas como o do Faustão (Rede Globo) ou Jô Soares (SBT) estes álbuns relançados foram mostrados pelos apresentadores, naquelas entrevistas, o espetáculo já estava no Palace, onde ficou 3 semanas em cartaz.
Foto: Rita e Jô, tirada do meu dvd A marca da Zorra (nunca lançado).

Ela revelava que passava graxa de carro no cabelo para manter o penteado despenteado, citava sempre comparações deste trabalho com o anterior (Bossa'n roll, curiosamente sem citar o álbum de 1993, que não foi trabalhado em show).

O Especial "A Marca da Zorra", apresentado na televisão, modificou bastante o show. Havia a presença de artistas convidados: Barão Vermelho, Fernanda Abreu, Marisa Monte, Pato Fu, Planet Hemp e Raimundos com a proposta de fazer uma revisão dos 30 anos de rock no Brasil, além da inserção do número que ela fizera com Gal Costa, no show do Riocentro em 1991 (RJ), com Mania de você, sobre Gal ela brincou "Eu sou sempre amiga das melhores cantoras do Brasil..." Essa música é continuada para o momento Marca da Zorra, na qual é interpretada com ela segurando uma toalha. É o momento em que ela fala da importância de seu parceiro Roberto de Carvalho. Há também o depoimento de Caetano Veloso, citado por Rita como um dos seus professores de composição musical na época tropicalista, ele disse: "Desde que conheci a Rita aqui em São Paulo eu acho ela mais moderna do que todos no Brasil", ao que ela retrucou: "É o namorado que todas nós gostaríamos de ter." Após essa fala, a canção que ela interpreta é "On the rocks". Antes dos números musicais, sozinha ou acompanhada pelos referidos artistas, ela comentava sobre as canções. Havia alguns clipes também, como o "Lança Perfume", apresentado no Fantástico, no qual ela andava de patins, "Todas as mulheres do mundo" (no qual ela comenta a importância de Leila Diniz sempre lembrando do vestido da novela que usou no Festival), veiculado pela MTV,  "Alô, alô marciano" e "Baila comigo", ambos da época do Bossa'n roll. O público, que assistiu a gravação em pé, era privilegiado em closes e na interação de Rita.

Frejat e Roberto interpretam "Papai me empresta o carro", com ela na bateria. (Foto do meu DVD A marca da Zorra)

Com "Desculpe o auê", ela encena Wanderléa, sintonizada com a proposta de revisão da Jovem Guarda. O Barão Vermelho interpreta "Jardins da Babilônia".Explica o processo de criação da canção "Ando meio desligado", da fase Mutantes, e permanece o número de levitação.

Nos depoimentos dados, ela reitera a sua causa pelos animais, aliás, era constante a presença de seu cão Pingo nessa época, o qual, inclusive, ilustrou camiseta dada a Jô na ocasião da entrevista:

É nessa fase também que ela participa, no Consulado da Espanha, de um protesto contra as touradas, o qual foi bastante divulgado em revistas da época. Para homenagear a Natureza, canta com Marisa Monte, "Mamãe Natureza".

Na canção "Vítima", a qual ela considera bastante cinematográfica, ela teatralizava um crime e escolheu o baterista Paulo Zinner para ser apunhalado. Seguem as participações dos convidados, com Fernanda Abreu, com Rita homenageando os cariocas vestidas de... Zé Carioca. A participação do Planet Hemp com "Esse tal de Rock'n roll" a fez vestir-se de funkeiro meio rap; (ela frisa que o rock já foi mais desacato à autoridade, estando agora mais para situação). Afirma ser o Pato Fu os herdeiros de Os Mutantes e els aparecem, dando uma palhinha da canção "Rita Lee", gravada pelos próprios Mutantes nos anos 60. Antes de receber Raimundos para cantarem juntos "Ando Jururu", ela revela que conhecera os grupo através dos seus filhos.

O final do Especial marca a reunião de Rita com todos os convidados cantando "Orra Meu", ela vestida de Bobo da Corte. Como sempre, este Especial não foi lançado, somente o Rita Lee Jones foi pela Trama. O próximo e último da série Especiais para Tv aberta é o 3001, na Rede Bandeirantes.

Das várias entrevistas que li e assisti dela para escrever este post, destaco a da Revista Manchete, de 26/08/1995. 



O jornalista Renato Sérgio assim se posicionou com relação à ela:

"ginga de antiestrela, à prova de paparicações. Sua capacidade de surpreender é uma das marcas mas registradas na música popular deste país, neste nosso tempo".

"Rita declara: Sinto que tenho uma idade constante dentro de mim. Desde que fiz 17 anos não deixo de ter estes 17 na hora em que preciso deles."

"Rita vidente diz: Filha não dá mais, mas uma netinha eu hei de ter com certeza. E deixa ela comigo." (Isso dez anos antes do nascimento de Izabella!!!!!!!!!)

"Rita conclui: Quando começo a pensar no que passou, nunca chego a conclusão se já fiz muitas coisas ou se simplesmente ainda não fiz nada."


Vale ressaltar que A Marca da Zorra ganhou três premiações no Prêmio Sharp de Música: Melhor show, Melhor Cantora, Melhor CD.
Rita e Roberto, no dia da premiação:





segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Rita Lee 50 anos de carreira - Homenagens em 2014 e fatos da carreira

Vamos colocar o que vem rolando em 2014, com a nossa RITA LEE, em dia?
Janeiro
  • Divulgado que, em Março, estreará no Rio de Janeiro a peça "Se eu fosse você", com músicas de Rita Lee. Idealizado por Daniel Filho, com a direção musical de Guto Graça Melo.
  • 05 - Estreia da peça musical infantil Rapuzelee, releitura do clássico Rapunzel, homenageando o rock brasileiro, na figura de Rita Lee. Autor e diretor: Kadu Veríssimo. SP
Fevereiro
  • 15 - Bloco de Carnaval batiza-se como "Chega Mais" - Vila Madalena - SP
  • 26 - Lançamento de Storynhas - SP


Março
  • 05 - homenageada com uma das bonecas de Olinda - PE
  • Trabalho final de Curso de Designer feito por Natália Mastreta - Livro ilustrado com recortes da infância e da adolescência de Rita Lee - GO
  • Imago - imagem da Mulher na Contemporaneidade, quebrando conceitos e padrões estabelecidos através do vestuário, corpo e profissão. com desenhos de Rita Lee e Laerte. Sesc - Presidente Prudente - SP
  • 22 - estreia de Se eu fosse você, o musical - RJ
  • 28 - ensaio aberto do musical Rita Lee mora ao lado - SP 

Abril
  • 01 - Rita Lee é a artista do mês da Rádio MPB FM 90,3
  • 04 - Estreia de Rita Lee mora ao lado, o musical. Devido ao sucesso, tem as temporadas prorrogadas até o final de Novembro de 2014.
  • 05 - Estreia do documentário "Democracia em preto e branco", narrado por Rita Lee, direção Pedro Asberg. Espaço Itaú de Cinema, Botafogo - RJ. A estreia em SP foi em 10/04, no Cine Livraria Cultura, em SP.
  • 11 - Tributo à Rita Lee - Crikka Amprim - RJ
  • 13 - Rita Lee aparece para assistir o musical Rita Lee mora ao lado - SP
  • 14 - Estreia Democracia em preto e branco - RJ
  • 21 - Estreia de Se eu fosse você, musical com canções de Rita Lee - Teatro Oi Casa Grande - RJ
  • 25 - Tributo à Rita Lee - Marília Bessy - RJ
Maio
  • 26 - Christóvão Chevalier avisa no Globo que o musical Rita Lee mora ao lado virá para o Rio de Janeiro.
  • 30 - Pré-estréia de A primeira missa, tristes tropeços, enganos e urucum - RJ
Junho
  • 09 - Grupo de Voluntariado se batiza de Agora só falta você.
  • 28 - Vai ao ar a entrevista de Norma Lima sobre Rita Lee para a Rádio Baruk-FM, reprisou em 29/6.
Julho
  • 03 - Mel Lisboa homenageia Rita Lee em ensaio da revista Quem.
  • 11 - Tributo à Rita Lee, Dalva Alves - RJ
  • 17 - Rita Lee aparece no Programa Hoje em dia, da Tv Record - SP
  • 19 - Rita Lee e família vão assistir Rita Lee mora ao lado - SP
  • 19 - O musical Rita realiza promoção para os fãs do Fã Clube Rita Lee, o musical ficou em cartaz de 19/7 a 20/8 no Teatro Baden Powell - RJ
  • 20 - O Correio Brasiliense divulga, na primeira página, que Rita Lee está escrevendo sua autobiografia.
  • 22 - A banda Acústicos e Valvulados divulga a canção Tia Rita - RS
  • 24 - Tributo à Rita Lee - Liliany Sá - CE
  • 24 - Exposição Urban Arts - Coletivo Idol - A capa do álbum Entradas e Bandeiras, de 1976, é retrabalhada - Galeria Urban Arts, Gávea - RJ (de 24/7 a 7/8/2014)
  • 25 - Tributo à Rita Lee - Dalva Alves - RJ
Agosto
  • 01 - Tributo à Rita Lee e aos Mutantes - PR
  • 04 - É publicada no Globo colagem que Caio Fernando de Abreu fez inspirada em Rita Lee.
  • 08 - Tributo à Rita Lee, Marília Bessy, Show Trutti - RJ
  • 09 - Tributo à Rita Lee, Marília Bessy, Show Trutti - RJ.
  • 09 - Tributo à Rita Lee, Jardins Suspensos - CE
  • 10 - Várias matérias são veiculadas em jornais e revistas sobre o box dos Mutantes
  • 17 - Purabossanova concorre ao Prêmio Contigo de Melhor Música
  • 19 - Alunos de um colégio do Pompéia desenham Rita Lee.
  • 21 - Xico Sá lança O livro das mulheres extraordinárias com um texto sobre Rita Lee - RJ
  • 21 - Rita Lee e família comparecem na sessão para convidados do musical Se eu fosse você - SP
  • 25 - A primeira página de O Globo noticia que o musical Rita Lee mora ao lado virará filme
  • 27 - Rita Lee participa do Programa Amaury Júnior, sendo entrevistada no dia em que esteve no musical Se eu fosse você.
  • 28 - Tributo à Rita Lee - Show de Adri Dallo - SC
Setembro
  • 03 - Depoimento de Rita no Canal UOL sobre o Musical Se eu fosse você.
  • 05 - Exposição inspirada na canção de Rita, Cor de rosa choque: "Não provoque, é cor de rosa choque. Resultado do trabalho de jovens alunos de Artes Visuais (até 13/9) - Palácio das Artes - Belo Horizonte - MG;
  • 09 - O blog Rita Lee por Norma Lima faz 8 anos, muda de endereço, homenageia Henrique Bartsch e divulga parceria com a produção do musical Se eu fosse você para distribuir convites da peça para os fãs.
  • 13 - Elas cantam Rita Lee - Teatro Barracão, às 21:30, Maringá - PR.
  • 13 - Milton Mesuda e Débora Paiva - Divina Mutante - Tributo à Rita Lee. Ao Café, Santos - SP, 21:00 hs.
  • 20 - Tributo à Rita Lee por Adri Dallo - Dona Doida Ristobar - 21:30.
  • 20 - Rita Lee faz 50 anos de carreira e ganha selo comemorativo - ECT - Fã Clube Rita Lee - Rio de Janeiro
  • 21 - O Fã Clube convida os fãs para assistirem ao musical Se eu fosse você - SP.
  • 22 - Purabossanova, com Rita Lee e Sérgio Britto, ganha o Prêmio de Melhor Música do Prêmio Contigo pelo júri oficial - Miranda - RJ.
  • 23 - O livro Storynhas é indicado ao Prêmio Jabuti pelas ilustrações de Laerte.
  • 24 - A Rádio Cultura FM 93,7 faz, no programa Tuitaí, tributo para Rita Lee.
  • 26 - Banda Brasil 70 - Homenagem à Rita Lee - Motorock Rota 66 - Fortaleza - CE.
  • 26 - O Fã Clube Rita Lee entrega para Rita o selo comemorativo dos 50 anos de carreira.
  • 27 e 28 - Festa da Flor e Café  -  O coral da cidade de Nova Friburgo canta canções de Rita Lee. Galpão Cultural, Bom Jardim, RJ.
  • 30 - É anunciado o samba vencedor da Escola Vai Vai (SP) que homenagerará Elis Regina, o nome de Rita Lee é cogitado para o desfile.
Outubro
  • 02 - Rita volta a publicar fotos no Instagram. 
  • 11 - Tributo Rita Lee - Simone Sil e Projeto Let's Lee - Sorocaba - SP, às 21:00 hs.
  • 15 - A Banda Brasil 70 faz tributo à Rita Lee no Sesc Iracema - Fortaleza - CE.
  • 18 - Ckikka Amorim canta Rita Lee - Solar de Botafogo - RJ
  • 23 - Exibição do documentário Democracia em preto e branco, com narração de Rita Lee - Canais ESPN e no WatchESPN, às 20:00 hs.
  • 24 - Show GRita Lee - Viçosa - MG, às 21:00 hs, no Flor e Cultura.
  • 30 - Quinta Acústica - Adri Dallo - Tributo à Rita Lee + The Beatles - Balneário de Camboriú - SC.
  • 30 - Tributo à Rita Lee e aos Mutantes - Jardim Suspenso - Praça da Gentilândia, às 20:00 hs - Fortaleza - CE.
  • 31 - Tributo Esse tal de Roque Enrow - Homenagem à Rita Lee e a outros cantores de rock pelo Coro Unipar - Belo Horizonte - MG.

Novembro
  • 04 - Bia canta Rita - Feitiço Mineiro, Brasília -DF
  • 08 - Nathalie Alvim, do The Voice Brasil, faz Tributo à Rita Lee - Jaú, SP.
  • 13 - Let's Lee toca Rita Lee - Sorocaba, SP.
  • 14 - Rock Delas - Rita Lee, Cássia Eller e Pitty, Isadora Vasconcelos e outros - Palco do Xingu - MG.
  • 15 - Tributo à Rita Lee e a Raul Seixas - Banda Brasil e Banda Salt - Fortaleza, CE.
  • 18 - Novembro Azul - Rita Lee publica na Fan Page Oficial do Facebook e no Instagram Oficial de sua produção.
  • 25 - O Vídeo Show lembra dos 35 anos do lançamento de Mania de você.
Dezembro
  • 3 - Voltam as especulações de que Rita será convidada para integrar o júri do The Voice Brasil.
  • 5,6 - Rita Lee mora ao lado estreia em Brasília.
  • 10 - O Coral do TCE-RJ canta rock e entre as canções, Esse tal de Roque Enrow, de Rita Lee.
  • 11 - Exposição Museu de Grandes Novidades exibe caricatura de Rita Lee, entre outros artistas - até 23/12, das 10 às 19:00, Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista - Manaus.
  • 13 - II Encontro (dos fãs de Rita) Lee em São Paulo. 
  • 18 - Rita Lee, 50 anos com Esse tal de Roque Enrow - Grupo Jardim Suspenso - Fortaleza.





Henrique Bartsch, autor de Rita Lee mora ao lado, wherever you are...


E no oitavo ano de vida, eis que mudamos de endereço. O provedor Terra não quer mais saber de blogueiros. E amanhã, 09/09, é o nosso aniversário, mas já deixarei o post pronto de véspera, com uma homenagem para o padrinho do Rita Lee por Norma Lima, de fato, quem me incentivou e inspirou a fazer este blog, em 2006: Henrique Bartsch.
Sim, constantemente fico pensando - eu que tive a honra de compartilhar da amizade dele por 5 anos - de como ele estaria feliz com o sucesso do musical Rita Lee mora ao lado, que naturalmente nunca existiria se não fosse por ele.




Foram 5 anos de intensa troca de e-mails entre nós. Fiz das tripas confusão para trazê-lo ao Rio para o lançamento carioca de Rita Lee mora ao lado... ele ficou sempre muito grato por isso, imagina. Os gênios são assim, nós é que temos que agradecer e fazer de tudo para promover e divulgar seus legados.
Confesso que está sendo difícil escrever esse post. Já chorei muitas vezes, olhando essas fotos, lembrando desse dia iluminado, 13/08. Lembrando do último contato telefônico que tivemos - eu iria entrevistá-lo para o piloto de um programa de rádio que estava gravando sobre a Rita -, chorando ao reler a última coisa que ele me escreveu, pelo Facebook, um pouco antes de falecer, no dia 01/12/2011: "Henrique Bartsch Um texto que é uma tese, além de uma amizade que dificilmente aconteceria não fosse pela reverência à biografada… ..e parab’nes por deixar a chama sempre mais que acesa… 26 de Novembro às 14:45",enfim, mas isso não combina nada com ele, nem com a Rita, que nos ensinou que devemos chorar só por cinco minutos...
Então, para abençoar a casa nova, para começar com o pé lee direito, todo o nosso carinho e mentalização para ele. E peço licença a vocês para transcrever o conteúdo de um e-mail que ele me escreveu, dias depois do lançamento de Rita Lee mora ao lado na Livraria Argumento, em Copacabana, só para vocês sentirem um pouco do ser humano Henrique Bartsch, porque o artista, esse todos já conhecem.
Obrigada pela visita e tomara que ninguém expulse a gente daqui. Oremos. Se tudo der certo, republicarei aqui alguns posts do antigo Blog Terra, mas o próximo será o Especial Marca da Zorra.
De: Henrique Bartsch
Para: Norma Lima
Assunto: Gim Gobell
Data: Sun, 24 Dec 2006 
Vc deve estar perdida aí no meio da familhagem, mas um dia vai ler isso... ainda são sete da matina da véspera do tal natal, e chegando da estrada, estou aqui mandando mais uma vêz todos os meus agradecimentos possíveis, além da honra de ter conhecido vc e muitas pessoas mais... acho que jamais conseguirei agradecer a todos da forma que eu gostaria, mas o faço em forma de muita paz e luz para todos nós... a gente nunca imagina que depois de tanto tempo na vida, pode se ter um ano tão bom quanto êste no último gole...
O ano 007 vai... ter muita coisa boa, mas além de tudo teremos a amizade que nos une, ungidos pela nossa santa, sem a qual seria bem mais difícil nos encontrarmos... e só pra terminar, se muita gente te encheu o saco por causa da Rita, saiba que em mim você tem uma pessôa que te ama muito mais por isso, amor fraternal mesmo, orgulho de  uma pessoa que não deve nada a ninguém e faz seus caprichos sem que ninguém saia prejudicado... é isso aí Normix, eu sei que vc é a digna representante daquelas que foram formadas segundo o evangelho feminista de nossa santa, e por isso imune a toda e qualquer fogueira...
Fique na paz e na luz com os seus, e vamos continuar esta caminhada tão gostosa...
beijos, querida
Bart ainda in Rio"
Convite para o lançamento de Rita Lee mora ao lado aqui no Rio. organizado por mim

2023 - o que rolou com sobre a nossa RITA - Janeiro a Junho

Proximidade com Rita Lee "Ela foi uma mulher vitoriosa", definiu Supla ao contar que acompanhou a carreira de Rita Lee após se sur...